Influenciadores digitais: um novo canal de mídia

A internet mudou a maneira de se comunicar, isso é fato. Antes apenas um grupo restrito de pessoas, entre artistas, músicos e jornalistas, determinava o que era tendência. Com o aumento do acesso às redes sociais ficou muito mais fácil uma pessoa desconhecida se tornar uma celebridade da web. Isto é, pessoas aparentemente comuns ajudam a influenciar milhares de pessoas através da internet. São os influenciadores digitais, termo direcionado a usuários que utilizam de sua popularidade em determinada rede social para divulgar um estilo de vida e até mesmo produtos e empresas. Vale destacar que todos nós temos o poder de ser um influenciador digital graças ao grau de exposição muito grande gerado pelas redes sociais.

No Instagram, Facebook, YouTube e Twitter, os influenciadores digitais estão transformando a forma como as informações são consumidas na internet. Muitos são tão importantes que suas publicações valem mais que um anúncio ou uma notícia divulgada em um jornal local.  Esse poder dos influenciadores já atinge os meios de comunicação, a publicidade e, consequentemente, o modo de trabalho das assessorias de imprensa.

Aqui na Conceito Comunicação desenvolvemos um trabalho, desde 2017, que consiste em ações de relacionamentos entre influenciadores digitais e clientes. Elaboramos um mailing com influenciadores digitais e micro influenciadores, ou seja, aqueles que têm relativamente poucos seguidores se comparados com os influenciadores famosos, mas que possuem seguidores de segmentos bem específicos.

De acordo com o perfil de cada cliente proporcionamos experiências para grupos de influenciadores, como almoço, degustações, coquetel, shows, passeios monitorados, entretenimento, entre outras ações. Em troca, orientamos os influenciadores a fazer publicações nas redes sociais sobre a sua experiência. Ou seja, eles produzem conteúdos que ajudam e entretêm seus diversos seguidores. Com isso, conseguimos divulgar e promover produtos, experiências e serviços.

Com a força que a internet ganha a cada dia, nós, assessores de imprensa, temos que nos adequar com mais esse tipo de comunicação, que tem o poder de atingir um número grande de pessoas de forma rápida e eficaz.

Cito um evento que realizamos na loja Sephora do RibeirãoShoppingna, com o objetivo de proporcionar momentos de beleza e bem-estar para influenciadoras digitais. A ação, que contou com uma competição entre as convidadas relacionada ao dia dos namorados com o objetivo de divulgar as opções de presentes para a data, gerou uma boa repercussão nas redes sociais.

Os influenciadores estão aí por toda a parte. É um nicho de mercado que tem crescido bastante ao longo dos anos, ganhando cada vez mais popularidade. Vale a pena prestar atenção nesse tipo de público, afinal, você pode até não saber identificar um influenciador digital, mas, com certeza, já consumiu algum conteúdo ou produto divulgado por eles.

IMG_3697

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: