Networking – como anda a sua rede de relacionamentos?

Falar algo novo sobre networking não é uma tarefa fácil. Há tantos artigos publicados por profissionais especialistas no assunto, que neste espaço optei por comentar este tema sob minha ótica, sem muito embasamento teórico.

Certa vez, em um happy hour, ouvi a seguinte frase da profissional de relações públicas – e amiga – Carla Valentim: “é a nossa função, como profissionais de comunicação, se relacionar com todos os públicos”. Foi dita em alguma mesa de bar, em Ribeirão Preto, em meio a muitas risadas, mas nunca me esqueci disso.

Esta prática representa um dos preceitos do profissional de relações públicas, mas é como se estivesse comigo desde sempre. A vontade de saber mais, de ouvir o outro, estar/ser interessado.

E, dessa forma, o networking ganha corpo naturalmente, consistência. Com o relacionamento se fortalecendo na troca de informações, vem o conhecimento e a confiança. A simples troca de cartões já não garante mais nada.

É preciso disposição e deixar a timidez de lado. Ignorar a vontade de ficar em casa e ir a eventos onde estejam pessoas que você admire, que te acrescentem algo. Palestras, cursos e shows, entre outros.

Incrível como quando o networking é feito de forma consistente, o resultado aparece rápido. Precisamos ir além do cartão de visita. Eu mesmo já consegui uma ajuda preciosa de uma profissional que conheci em uma palestra.

O bate-papo começou quando eu me ofereci para pegar água ou café (não me lembro mais) para ela, que estava com as mãos ocupadas. De lá para cá, aconteceram trocas de mensagens, apoio, admiração e uma boa amizade.

Se aproxime. Inicie e contato. Não espere do outro, dê você o primeiro passo.

Sérgio Nogueira / Jornalista


2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: