Aquífero cultural

A primeira quinzena de maio não chegou ao fim e a agenda cultural de Ribeirao Preto está animadíssima. Se pegarmos apenas a programação musical do Sesc Ribeirão e do Theatro Pedro II, considerando esta semana estendida ate o domingo, dia 13, temos seis shows que agradam a diversos gostos: samba, jazz, MPB e hip hop. É essa é a ponta do iceberg.

Pra continuar com metáforas líquidas, penso muito na imagem do aquífero quando olho para o que rola com a movimentação da cultura na cidade. Grandes agentes e promotores do entretenimento e cultura, como os citados Sesc e o Theatro Pedro II, assim como o Centro de Eventos RibeirãoShopping, os festivais de música, como o Joao Rock, são a área da recarga, o lago visível com água abundante.

Mas há um mundo submerso de acontecimentos, eventos, realizações que não dão descanso pra quem se interessa por teatro, música, dança e artes plásticas, entre outras manifestações, e não quer ficar parado em casa. É isso mesmo, não estou falando de uma capital. Muita coisa acontece na cidade.

Nosso desafio como agência de comunicação que atende clientes que promovem cultura é tornar conhecido esse caldo. Haja agenda pra abarcar tudo que é realizado por aqui. Os veículos tradicionais de jornalismo fazem o que podem com o reduzido espaço editorial dedicado à cultura.

Há iniciativas necessárias como sites que se dedicam à cobertura de entretenimento e publicam recheadas agendas culturais. É só dar uma olhada em algum deles pra ver o tamanho da lista de atividades que acontecem na cidade em um mês.

E não há como não citar o Sesc Ribeirão novamente. Com vocação, competência, orçamento e estrutura pra fazer o que faz, em um mês como o de maio, no qual ainda irá participar com extensa programação na Feira do Livro, promove em sua unidade e com agentes parceiros,mais de 15 shows de música, além de peças de teatro, e tantas outras iniciativas.

Ali no centro, bem perto do Sesc, outro promotor de cultura não deixa a cidade aquietar. O Armazém da Baixada é garantia de programação musical diferente todo final de semana. Ainda temos a UGT, a Fábrica de Extintores, e outros espaços, pra ficar só no campo da música. Tem opção pra todo gosto. E não falei do Teatro Minaz e do Teatro Santarosa, dos coletivos de dança, de artes circenses, das feiras alternativas, dos espaços dedicados a artes plásticas e manifestações culturais da periferia. E ainda temos neste mês Feira do Livro e sua incrível programação.

Façamos um exercício, pensando só no campo da música. Escolha na lista abaixo algum artista do seu gosto. Dos alternativos e independentes, passando por grandes nomes nacionais e até internacionais, artistas ligados à cidade ou locais, que se apresentam com frequência, olha o que já rolou e ainda vai rolar em Ribeirão até o próximo mês:

Caetano Veloso, Amaro Freitas Trio, Nando Reis, Rincon Sapiência, Paralamas do Sucesso, Vanessa Da Mata, Pato Fu, Zé Ramalho, 14 Bis, Amaro Freitas Trio, Maglore, Orquestra Voadora, Banda Black Rio, Irá, BlackLas, Aeromoças e Tenistas Russas, Edu Sereno, Da Cruz, Rubinho Antunes, Negra Li, Lurdez da Luz, Raimundos, Gilberto Gil, Mutantes, Planet Hemp, Cordel do Fogo Encantado, Natiruts, Skank, Pitty, Gabriel o Pensador, Ludere, grupo Pó de Café, Cidade Verde, KL Jay, Inquérito, Banda Balaco, Fernanda Marx, Gabriela Franckeck, Trio Teimoso, Maysa, Alok, Ludmila, Wesley Safadão, Gustavo Lima, Jorge e Matheus, Simone e Simaria, Baco Exu do Blues, 5 a Seco, Bexiga 70, Motormama, Dire Straits Legacy e Call The Police, projeto com Andy Summers e João Barone, e muito mais.

Daria pra escrever um novo parágrafo com nomes só da música e outros tantos com artistas de diversas áreas, promotores, agentes, facilitadores e espaços culturais que movimentam a cidade. É cultura que está na superfície, submersa, no centro, nas periferias, na Zona Sul, resistente, alternativa, transformadora, comercial, pop, e de entretenimento, fluindo em nossas vermelhas terras.

Haja fôlego para divulgar e acompanhar toda essa agenda, mas é um privilégio para Ribeirão Preto e região poder curtir tanta coisa legal!

Rodrigo Pinto / Jornalista

71999d7a-c3d0-49f0-bb88-00c2b5bf5a4c

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: