É interessante quando a gente para e pensa no significado de palavras e expressões. Quantas vezes já não nos pegamos repetindo a mesma palavra várias vezes e pensando de onde ela poderia ter surgido. Isso sempre aconteceu comigo e, mais precisamente nos últimos 8 meses, fiquei pensando no significado de: comunicação social.
Na área de comunicação, sempre que escolhemos a graduação, nunca nos atentamos para a ‘comunicação social’, termo que se refere ao campo de estudo que engloba as Relações Públicas, o Jornalismo e a Publicidade.
Foi justamente nos últimos 8 meses de trabalho com a Seja Digital na Conceito Comunicação que eu me deparei com a importância do termo “comunicação social” e como alguns processos estão voltados, justamente, para o social.
A Seja Digital é a instituição não governamental e sem fins lucrativos que é responsável pela operacionalização da migração do sinal analógico de TV para o sinal digital no Brasil.
E foi com esse processo que vi o conceito de ‘comunicação social’ na prática. Aprendi que o ‘social’ da comunicação esteve justamente nas ações que abrangeram as diferentes classes sociais durante o processo de divulgação do projeto e que deixaram claro que a informação pode não ser algo tão simples na vida das pessoas.
Pessoas que tinham apenas na TV sua fonte principal de informação, justamente em um processo em que o sinal analógico seria desligado e que, se a informação não fosse divulgada e trabalhada de forma correta junto a esse público, ele ficaria sem sua maior fonte de informação e lazer.
A comunicação social pode representar diversos campos de estudo, mas é importante destacar que ela não foge da sua essência: o social. O processo de informar a população e as diferentes classes sociais com diferentes níveis de informação e vivências, essa é a importância de trabalharmos sempre com a essência das coisas pensando no público alvo que será atingido.
Murilo Trevisan / Jornalista
Deixe um comentário