Crise: difícil conter, mas possível de amenizar e comover

Quem escolhe o campo da assessoria de imprensa pensando encontrar apenas flores e felicidade está enganado. Imagine-se, como assessor de imprensa, trabalhando para uma grande corporação da iniciativa privada. Certo dia, um repórter entra em contato com você exigindo um posicionamento oficial da empresa sobre uma crise que acaba de acontecer e já está movimentando as redes sociais. O que fazer? Fugir, mentir ou enfrentar a verdade, contextualizando as informações da melhor maneira possível? A dica número um é ter calma para não piorar o que já está ruim.

Com as redes sociais, as informações estão mais rápidas e intensas do que nunca.
Hoje, na velocidade com que as informações se espalham, ficou muito mais difícil administrar uma crise. Se antes elas apareciam apenas na imprensa, hoje surgem em qualquer mídia social, cujo potencial de alcance é muito maior, com grande risco de equívocos e mentiras.

Realmente ficou mais difícil conter uma crise com o surgimento das redes sociais. Mas não impossível. Vou destacar uma crise que, em minha opinião, virou um case de sucesso. Em dezembro de 2017, um temporal causou a queda da árvore de Natal externa do RibeirãoShopping. Assim que ficamos sabendo do fato, a equipe de atendimento se deslocou rapidamente até o empreendimento para acompanhamento e providências.

Com a agilidade necessária ao momento, os assessores de imprensa atenderam, por telefone, e-mail e whatsapp, toda a imprensa, que solicitou um posicionamento do shopping. No decorrer dos acontecimentos algo chamou nossa atenção. Identificamos nos inúmeros conteúdos publicados nas redes sociais e na imprensa, um sentimento de solidariedade por haver uma associação do Natal em Ribeirão Preto com a árvore, transformada nos últimos anos num símbolo das festas natalinas na cidade.  Dessa forma, podemos dizer que a queda da árvore de Natal gerou um sentimento de solidariedade na população, amenizando o impacto negativo do fato.

A ágil equipe de marketing do shopping produziu, no mesmo dia do incidente, um vídeo que comoveu os internautas e rapidamente foi compartilhado por milhares de pessoas, elogiando a iniciativa e revertendo a situação de crise.

“Todas as luzes podem se apagar. Mas o espírito de Natal permanecerá sempre aceso. E a alegria e esperança continuam no ar. Agradecemos a todos pela solidariedade.”

Juliana Caliento / Jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: