Precisamos falar sobre feminicídio

A advogada Tatiane Spitzner, encontrada morta na madrugada de 22 de julho, trouxe à tona um assunto que ninguém gostaria de precisar debater sobre. Mas é necessário. Mais que necessário, é indispensável.

Na semana em que a Lei da Maria da Penha completa 12 anos, o Jornal Meia Hora deixou as ironias de lado e estampou na capa, além de Tatiane, outras 4 mulheres vítimas de feminicídio, com a informação de que o Brasil é um país que mata 12 mulheres por dia só pelo fato de serem mulheres.

Por trás destas estatísticas estão homens como o biólogo Luís Felipe Mainvailer, o típico macho-alfa que se acha no direito de exercer sua pseudo-superioridade só pelo fato de ser homem. Denunciado pelo Ministério Público pelo crime de homicídio com quatro qualificadoras – meio cruel, dificultar defesa da vítima, motivo torpe e feminicídio, Felipe alega inocência, apesar das imagens mostrarem tapas e empurrões.

Enquanto a justiça corre lenta, a família de Tatiane, mesmo diante do luto, não se calou e usou a maior arma que temos hoje em dia quando é preciso se fazer ouvir. Criou uma comunidade no Facebook – Todos por Tatiane Spitzner – e um perfil no Instagram – todosportatiane. Com 41 mil seguidores no primeiro e 115 mil no segundo, a iniciativa mobiliza as redes sociais, expõe a triste realidade da violência contra a mulher e alerta sobre a necessidade de denunciar o abuso.

A mensagem que fica desta iniciativa admirável é que as redes sociais podem e devem ser usadas para além do entretenimento. Elas podem ser o alento para aquela mulher que se sente sozinha quando se afastou de todos pelo ciúme doentio do parceiro. Elas podem significar o impulso que faltava para tomar a decisão de encerrar um relacionamento que poderia resultar em mais um caso para as estatísticas. Elas podem significar a diferença entre a vida e a morte.

#nãosecale #denuncie #nenhumaamenos #todosportatiane #justiçaparatodas

Carla Valentim / Relações Públicas

Hora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: