A construção da notícia perfeita na internet

A revolução no mundo da comunicação é diária, ocorre na velocidade de um clique. O velho modo de escrever teve que se adaptar aos novos formatos, principalmente pelos sites de notícias. Não só pela rapidez e liquidez das informações, mas também pelas milhares de estratégias ocultas para ranqueamento que existem nos grandes sites, com intuito de capturar cada vez mais leitores.

No dia 13 de novembro, tive a oportunidade de participar de uma palestra promovida pela Revista Revide, com a jornalista e responsável pelo SEO (Search Engine Optimization) do Grupo Abril, Isabela Ferreira Sperandio, profissional estrategista na arte de adaptar e produzir conteúdos jornalísticos que serão ranqueados nas buscas do Google. São diversos macetes que influenciam para melhor ou pior ranquear os sites nas buscas, transformando em referência seguras de informação aos leitores.

Segundo a jornalista, performance gera conversão. “A ideia é entender o que o usuário quer ao mesmo tempo em que fazemos jornalismo. O conteúdo escrito ainda é fator decisivo para segurar a atenção do internauta, ou seja, o papel do jornalista é fundamental nesse processo, desde que ele esteja alinhado às estratégias de ranqueamento”, explica.

Quantas vezes nos deparamos com títulos “estranhos” em algumas matérias, que sempre nos fazem ler o conteúdo do texto para entender o significado? Entre as principais dicas para escrever um bom texto jornalístico para internet é ter um título provocativo, um olho bem escrito e que o primeiro parágrafo contenha as palavras-chave que serão procuradas pelos leitores no site de pesquisa.

O texto estratégico é apenas um dos pontos que deve ser considerado. Existe uma infinidade de outras questões, muitas delas técnicas, que vão fazer com que um site seja bem posicionado nos buscadores. A briga pela audiência na internet não é algo simples, depende de muitos aspectos, principalmente de inteligência.

Nada é por acaso. Observe!

 Laura Ravagnani / Jornalista e  sócia da Conceito Comunicação

Business woman working on laptop.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: