2019: o ano da experiência

O mundo não é mais o mesmo de 10 anos atrás. Tudo muda e muito rápido, principalmente a tecnologia, que está em constante modificação. Por isso sempre temos que ficar atento para as mudanças. Ainda mais agora que existem inúmeras redes sociais. E nessa era online, a comunicação tem que ser instantânea. Hoje, o consumidor quer ser comunicar com as marcas, interagir nas redes sociais, avaliar a empresa no Google, receber informações em tempo real das suas marcas preferidas, e por aí vai…

O ano de 2019 promete estreitar ainda mais a experiência do cliente com a marca. Veja abaixo algumas tendências que devem impactar o mercado de comunicação corporativa neste ano:

1 – Omnichannel

Um dos jobs da Conceito Comunicação neste início de ano traz a experiência omnichannel para Ribeirão Preto. A Ferracini, marca de calçados masculinos, vai abrir uma loja conceito no RibeirãoShopping no começo do mês de fevereiro. A marca vai oferecer uma inovadora experiência omnichannel de compra. Mas o que quer dizer isso?

O termo omnichannel representa uma nova forma de pesquisar e comprar produtos. Sua origem vem do latim “omni”, que significa “todos”. Já “channel” é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como “canal”. O significado mais próximo seria algo no sentido de “todos os canais”.

A estratégia omnichannel conta com o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, melhorando, assim, a experiência do cliente. Por exemplo, você pode encontrar o sapato no site, experimentá-lo na loja e recebê-lo em casa.

A estratégia de transformar o consumo em uma experiência única e cada vez mais prática é uma tendência dos tempos atuais. E o omnichannel oferece uma nova e completa experiência de compra.

2 – Micro influenciadores digitais

Hoje, as marcas se deram conta que não é preciso apostar todas as suas fichas em grandes celebridades para a divulgação de produtos. Os influenciadores com mais de 200 mil seguidores têm o poder de induzir milhares de pessoas a consumir uma roupa ou qualquer outro produto, isso ninguém duvida.

Porém, hoje existem excelentes influenciadores com cerca de 20, 30 e 50 mil seguidores, que possuem uma audiência específica. Os micro influenciadores são mais acessíveis e apresentam um grande potencial de atingir um público mais segmentado.

A tendência para esse ano é o crescimento dos micro influenciadores, considerados consumidores típicos e, portanto, capazes de construir um relacionamento mais sólido com seus seguidores.

3 – Ferramentas de comunicação digital

As redes sociais deixaram de ser novidade há muito tempo. No entanto, hoje notamos um considerável aumento do compartilhamento de conteúdo do interesse do público da marca, mesmo que não tenha relação direta com os produtos e serviços da empresa. Uma tendência que mostra uma maior aproximação da marca com o usuário.

Um exemplo é o Marketing de Conteúdo, uma estratégia de produzir conteúdos relevantes e consistentes para o público-alvo de empresas, visando atrair potenciais compradores de forma natural e espontânea. O texto é diferente do tradicional press release da assessoria de imprensa, pois não explica o que a empresa faz, mas sim fala sobre o que os clientes dessa empresa precisam.

Enfim, além do objetivo de converter em venda, o Marketing de Conteúdo apresenta um material de acordo com a necessidade e desejos do público-alvo. É o conteúdo certo, na hora certa, sempre com um benefício para quem o lê.

São muitas tendências, além dessas, que prometem oferecer experiências mais próximas e imersivas. O importante é estar sempre informado para entender como o mercado se adapta às constantes mudanças no cenário da comunicação.

Juliana Caliento, jornalista e sócia da Conceito Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: