Como viver melhor e consciente

A sociedade está cada vez mais ansiosa e consumista, vivendo uma superficialidade emocional, deixando de valorizar aquilo que realmente torna as pessoas felizes. Embora a tecnologia ofereça milhares de possibilidades de cursos e aplicativos que estimulam e contribuem com técnicas para qualidade vida, a busca por relações mais saudáveis, da redução de estresse e de viver consciente está em todos os lugares.

Está mais que comprovado que a necessidade de viver mais presente no momento jamais será substituída pela tecnologia. Esse movimento demonstra a busca incessante pela compreensão do outro e de si mesmo, por entender os desejos, as necessidades afetivas e a vontade de fazer parte de algo.

O psiquiatra Augusto Cury foi um dos precursores desse movimento no país, criando cursos específicos para a busca do desenvolvimento humano e contra a síndrome do pensamento acelerado. “É importante não deixar que o universo da emoção seja pequeno e nem que caminhe na velocidade das informações. É preciso aprender a extrair muito do pouco. Precisa-se treinar a emoção para mudar o foco de atenção”, explica.

Novas técnicas estão surgindo e fazendo parte do cotidiano de grandes empresas, escritórios, escolas e até mesmo em algumas religiões, como treinamentos de inteligência emocional, Mindfulness, comunicação não-violenta e meditação. O Mindfulness foi desenvolvido pelo biólogo americano Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts, e hoje é uma das técnicas mais comentadas em todo o mundo.

“O Mindfulness proporciona maior consciência plena no presente, atitude aberta e não julgadora. Desconecta a mente do piloto automático e promove mudança na forma como lidar com as situações do cotidiano”, explica Marcelo Borges, formado pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde pela UNIFESP.

Não há mais desculpas. O futuro da nossa saúde física e mental depende das decisões que tomamos hoje. E as oportunidades existem para todos.

Laura Ravagnani / Jornalista e sócia da Conceito Comunicação

Rear view of a group of diverse woman friends walking together

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: