Fofoca – Um mercado aquecido!

Fofoca é mesmo um hábito antigo e não só do brasileiro. Ela percorre os assuntos familiares, as empresas e está presente em todos os níveis socioeconômicos, além de também significar um mercado aquecido que movimenta bastante dinheiro.

Nas TVs abertas, há espaço para comentários sobre a vida dos famosos em praticamento todas as emissoras. Fala-se sobre os relacionamentos amorosos, traições conjugais, detalhes da carreira – geralmente com foco em algo negativo, entre outros temas.

No rádio, além de programas para comentar sobre a vida dos famosos, também há espaço para que o ouvinte possa ligar e relatar um caso pessoal. Falar sobre o seu casamento, algum caso “interessante” na família ou um problema no ambiente de trabalho. Após o caso ir ao ar, o apresentador comenta e outros ouvintes podem mandar um áudio pelo WhatsApp e opinar.

A fofoca também acompanha a evolução da internet e o compartilhamento de posts sobre a vida dos famosos realmente impressiona. O engajamento é real e há muitas páginas para tratar deste tema, com milhões de seguidores. Em uma pesquisa rápida no Google, o termo “fim do casamento de José Loreto” apresenta 6.580.000 resultados.

Este caso, ocorrido nas últimas semanas, foi do tipo de fofoca raiz, que antigamente tomava conta das conversas em praças e rodas de vizinhos. Mas, a repercussão on-line também foi muito grande.

O caso permaneceu entre os trending topics do Twitter, houve depoimentos de familiares da atriz acusada de ser o pivô do término do casamento. Atores, cantores e diretores de TV também se posicionaram sobre o caso. O público se envolveu – bastante – e encheu de comentários as redes sociais dos envolvidos.

Falar sobre o motivo de a fofoca existir e o que leva uma pessoa a opinar sobre a vida de outra é um tema curioso e profundo, mas precisaríamos de um grande espaço para falar sobre isso.

De qualquer forma, fique atento. E não conte para ninguém que te contei isso!

Sérgio Nogueira / Jornalista e sócio da Conceito Comunicação.

Blog Sergio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: