Tempos modernos: a revolução da internet

Em 2010, conclui minha Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão de Marketing na Faap, em Ribeirão Preto. O tema do trabalho de conclusão do curso foi o uso das redes sociais como fator influenciador na construção da imagem corporativa. Relendo esse material, relembrei fatos que foram determinantes para a revolução dos meios de comunicação.

Realizei uma profunda pesquisa sobre a evolução dos meios de comunicação durante a história, desde a Grécia e Roma antigas, com o estudo da retórica, a arte de se comunicar oralmente e por escrito, o descobrimento do sistema tipográfico de Gutemberg, o surgimento do livro no início no século XV, revolucionando a história e marcando o início da chamada sociedade da informação.

O primeiro computador surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, visando manter a comunicação com as bases militares. Mas somente em 1990, a Internet começou a alcançar a população em geral, quando o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, o “www”, possibilitando a utilização da interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos, facilitando a navegação pela rede.

No Brasil, em 1995 foi criado o provedor de acesso privado, liberando a operação comercial no país pelos ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, permitindo a venda de acessos à rede. Inicialmente, a internet era apenas uma ferramenta de pesquisa e relacionamento, mas nos últimos anos trouxe muitas novidades não só para as relações interpessoais, mas, principalmente para o mundo corporativo.

Impressionante a rapidez da evolução dos meios de comunicação durante a história e os importantes ganhos que a sociedade conquistou desde então. A internet passou a ser uma poderosa ferramenta de marketing e comunicação para empresas, serviços, marcas e produtos, causando mudanças profundas na sociedade de consumo.

Na estratégia de comunicação de marketing das empresas é indispensável ter uma página na internet e nas mídias sociais, porém integrar os canais de mídia social à estratégia de negócios ainda é um desafio, se tratando de um cenário altamente dinâmico, que exige ações cuidadosamente planejadas, rápidas, claras e diretas.

Parece um tanto óbvio, mas essa transformação é tão veloz que não conseguimos dimensionar até onde a internet pode nos levar. A cada onda de novas tecnologias, surgem infindáveis possibilidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento. Saber usar a internet com inteligência, ter constante atualização das tecnologias é uma exigência do mercado de hoje. Mas amanhã tudo pode mudar.

Laura Ravagnani / Jornalista

OBBPNP0

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: