Muito mais do que palavras

Recentemente assisti ao filme “As Mil Palavras” (A Thousand Words), junto com minha família. Apesar de ser uma comédia, o filme ensina valores que não damos muita relevância em nossa rotina. Falar muito, inclusive coisas desnecessárias, me fez refletir sobre a importância do uso certo da palavra. Quando falamos sem pensar, as consequências podem ser catastróficas, como magoar, causar constrangimentos, confusão e até acabar com um relacionamento.

O filme, que conta a história do egocêntrico agente literário Jack MacCall (Eddie Murphy), mostra que as nossas palavras são como folhas que caem de uma velha árvore, sem sentido ou sentimento. Imagine se você se conectar a uma árvore com mil folhas e a cada palavra pronunciada ou escrita uma folha cai, sendo que ao fim você morreria junto com a árvore? Desesperado, Eddie Murphy tenta a linguagem não verbal e se manter quieto, perdendo praticamente tudo, a esposa e o emprego.

Essa árvore pode ser considerada a “árvore da vida”, onde buscamos a espiritualidade e a Deus. A paz e o silêncio da voz interior demonstraram para Murphy o poder das sábias palavras. É a lógica espiritual superando a material. Enfim, o filme possui uma trama interessante através da busca pelo silêncio, de ouvir a voz interior e de rever valores.

Muitas pessoas que viram esse filme vão aprender a falar com o coração ao invés da boca, pois a vida é muito mais do que palavras. A vida é feita de atitudes, gestos, valores e conquistas. Encerro com um provérbio que tem tudo a ver com o filme: “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa em tudo o que diz”.

Juliana Caliento / Jornalista

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: