On-line e off-line

Na semana passada houve uma instabilidade momentânea no sistema o WhatsApp, Instagram e Facebook que atrapalhou a comunicação nestes aplicativos. Para mim foi uma experiência interessante, pois me fez refletir sobre como hoje nos comunicamos e a importância das mídias sociais.

Um mês antes, outra situação também me chamou a atenção. No feriado de Carnaval estive na área rural da região de Cássia, em Minas Gerais, distante 15 quilômetros da cidade e sem sinal da operadora de celular. Foram quatro dias intermináveis, de total escuridão virtual. Deu um pouco de desespero, confesso.

O que estes dois fatos têm em comum é a simples evidência de que somos muito dependentes da internet e dos aplicativos em todos os sentidos. Não apenas no que diz respeito à vida pessoal mas, principalmente, no mundo corporativo. O WhatsApp garante que a sua mensagem foi entregue e, principalmente, garante que foi lida pelo destinatário, com horário preciso comprovado. É o “AR” dos tempos modernos!

Hoje não ligamos mais para ninguém. Ligar é perder tempo e fazer perder o tempo do outro. Conversar pelo aplicativo é tão fácil, você pode mandar parabéns sem “ser mal-educado”, como minha mãe dizia, passar um recado e se sentir aliviado, pois você tem certeza que a pessoa vai receber.

Nos tornamos reféns da tecnologia há tempos, mas o que fazer e como agir nas mais diversas situações só comprovam o quanto somos dependentes e prisioneiros do sistema. O que fazer com a ansiedade da espera? Pior, como lidar com a angústia de fazer algo que está fora dos protocolos “normais”, como ligar e atrapalhar o jornalista?

O que diria Chaplin nos novos “Tempos Modernos”? Desde a revolução industrial surgem novas máquinas, novas tecnologias, novas soluções. Vivemos a urgência do tempo e a necessidade de sempre fazer mais.

Laura Ravagnani / Jornalista

Connect Communication Technology Internet Lifestyle Concept

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: