Pílula da semana

O Paraíso Selvagem está meio abandonado mas continua exuberante por inteiro. O conjunto de cachoeiras, próximo ao vilarejo de Olhos d`Água, ali na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas, traz trilhas em meio ao cerrado, cânions e poços de água límpida que justificam o nome do lugar. Passar algumas horas por lá, sozinho, é um convite a uma reflexão intensa sobre a vida e a natureza. Foi o que fiz no último final de semana, longe da civilização, perto de algo maior. Todo cuidado é pouco, pois um escorregão ou uma picada de cobra pode colocar tudo a perder. Os mergulhos nas cachoeiras do Alpinista e das Águas Claras não têm preço, simplesmente nos conectam a um mundo mágico já esquecido nas cidades.  Os problemas vão embora com a correnteza e a mente se aquieta naturalmente.

Lobo-guará

No dia seguinte, caminhando pelo cerrado vistoso da Serra Preta, conjunto montanhoso que cerca Delfinópolis (MG), uma grande surpresa. Tentando reencontrar a trilha perdida em meio a gameleiras e arnicas, e passando por uma área de capim alto, de repente surgiu um lobo-guará a cinco metros de distância, aparentemente descansando e se escondendo do sol escaldante à sombra da vegetação. Assustado, ele rapidamente bateu em retirada quase aos saltos exibindo sua elegância e pelagem laranja-avermelhada. Em menos de um minuto sumiu de vista deixando saudades. Há quase 30 anos que perambulo por aquelas bandas e nunca havia visto um lobo-guará na Serra Preta. Um presente da natureza e um sinal de que precisamos conservar biomas como o cerrado, tão sensível a motociclistas insensíveis que abrem verdadeiras clareiras em seus deslocamentos ruidosos.

2ª instância

De volta a Ribeirão Preto, a semana começa com a discussão da legalidade ou não da prisão após condenação em 2ª instância, outra vez pautada no STF. Num dos grupos de amigos do zap, o tema não tem unanimidade e os argumentos a favor e contra se contrapõem histericamente. Sou favorável sim à possibilidade, e não à obrigatoriedade, de se mandar para a cadeia os condenados em 2ª instância. Argumento que se Moro e Deltan vivessem em Gotham City fariam uma dobradinha parecida com a de Batman com o Comissário Gordon. Mas com Toffoli e Lewandowski em ação nas cortes superiores, o Coringa e o Pinguim continuariam nas ruas com bons advogados e o uso incessante de manobras protelatórias. Assim não há Justiça que pacifique uma sociedade ou iniba a ação criminosa.

Golpe

Ainda no campo dos grupos de zap, um amigo, de outro grupo, foi vítima durante a semana de um golpe. Ao tentar vender seu carro, recebeu uma mensagem, supostamente da plataforma de classificados on-line na qual havia anunciado o veículo, para confirmar algumas informações. Ao responder, permitiu que o golpista espertalhão roubasse dados do seu celular e passasse a enviar aos contatos da agenda, por whatsapp, pedidos de empréstimo de dinheiro em nome desse amigo. Teve gente que depositou o dinheiro na conta indicada pelo malandro invasor. A clonagem deu uma bela dor de cabeça e obrigou esse amigo a sair de todos os seus grupos de zap e a trocar de celular. A tecnologia está aí disponível para facilitar nossa vida e também a dos bandidos. Fiquemos então de olhos abertos em mensagens suspeitas e não emprestemos dinheiro sem falar antes com a pessoa que supostamente está pedindo ajuda.

Hungria

Viktor Orbán, o governante direitista há quase 10 anos no poder na Hungria, sofreu nas urnas uma derrota para uma coalizão de centro-esquerda que ganhou inclusive a prefeitura de Budapeste com Gergely Karacsony. Uma boa lição para o PT e demais partidos de esquerda aqui no Brasil. E um bom momento para reverem seus dogmas, aposentarem Lula, adotarem ideias econômicas mais liberais e tentarem conquistar uma boa votação nas eleições municipais de 2020. Mas pelo que leio por aí, ainda vai demorar para surgir essa esquerda mais moderna em nosso país. Enquanto houver Lula, vai haver Bolsonaro, enquanto houver Gleise, vai haver Weintraub.

Arnaldo e Freud

Como a política e os golpes realmente não preenchem a semana e nem a alma, recorro à arte da telinha e da telona. No Netflix, assisto “Com a palavra, Arnaldo Antunes”, uma conversa com o artista revisando sua extensa obra. Dos Titãs aos Tribalistas, da poesia às brincadeiras com a língua, Arnaldo me inspira desde o início dos anos 80. Sempre que posso, tento beber um pouco de sua criatividade, talento e ousadia. Na telona, fui ver “A tabacaria”, um filme que se passa em Viena às vésperas da II Guerra Mundial e tem na relação de amizade de um jovem de 17 anos que vende charutos com Sigmund Freud uma de suas principais atrações. A reconstituição de época impressiona assim como a simbologia que permeia os pesadelos do jovem e seu processo de chegada à maturidade. Um belo filme!

Lenta recuperação

Na sexta-feira pela manhã mediei um debate no Workshop GESTI no Centro Médico RibeirãoShopping sobre as perspectivas econômicas. O palestrante, Nicolas Saad, destacou seis pontos a respeito do futuro do Brasil: juros baixos, mas com demora maior para chegar ao consumidor final, inflação baixa e controlada, taxa de câmbio menos volátil, estabilidade macroeconômica, recuperação lenta e investimentos financeiros mais arriscados para quem quiser maior rentabilidade. Isto é, ao invés de um PIBÃO superior a 5% ao ano, temos mais chances de emplacar alguns anos seguidos de PIBs mais conservadores, ao redor de 3%. Se não é o melhor dos mundos, representa ao menos um refresco após cincos anos entre muito ruins e fracos.

Pílula final

A vida transcorre em pílulas. A da semana que passou me levou, entre outros lugares ou experiências, ao Paraíso Selvagem, ao encontro com o lobo-guará, à discussão da 2ª instância, ao golpe do zap, à utopia de uma nova esquerda, ao jogo de palavras do Arnaldo, à fuga de Freud de Viena e às boas, mas lentas, chances de recuperação da economia brasileira nos próximos anos. Sem receita nem contraindicação, já estou tomando a pílula da próxima semana na expectativa de seus efeitos. Que venham boas emoções, realizações e aprendizado!

Gustavo Junqueira / Jornalista

WhatsApp Image 2019-10-21 at 12.25.48 (1)

Um comentário em “Pílula da semana

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: