O automóvel Logan para bem ao lado do interfone da portaria do condomínio num final de tarde. O motorista abre o vidro elétrico escurecido do carro, aperta o botão para falar com o porteiro e anuncia:
– Boa tarde! Vou na casa 66!
– Boa tarde! Deseja falar com quem? – responde o porteiro pelo interfone
– Com o Ronnie!
– Com quem? Ivone?
– Não! R O N N I E!!!!
– Ah … igual o cantor Ronnie Von, né? E qual o seu nome? – pergunta o porteiro
– Elcio Queiroz!
– Welson?
– Não! E L C I O Q U E I R O Z!
– Ah … pois não, seo Elvis … e qual o número do seu RG?
– AI5-13.12.1968!
– AI5 … então o senhor vai querer falar mesmo com o … Eduardo? – indaga enquanto anota o nome, horário e RG numa ficha.
– Não! Com o Ronnie!
– Ah … me desculpe, seo Elton …me confundi … Já estou chamando lá … casa 66 … um instante … enquanto não atendem lá, posso lhe fazer uma pergunta, seo Elder?
– Pode!
– O senhor é o Queiroz que trabalha com seo Flavio? “É nóis, Queiroz!”
– NÃO! – enfatiza Elcio em alto e bom som
– Ah … que pena … sabe o que é … tenho uma sobrinha, lá na periferia, moça direita, sabe até datilografar e está precisando de uma oportunidade. Ia ver se não teria uma vaga lá na no gabinete do seo Flavio … Um momento, já vou interfonar na casa 66.
– Não posso ajudar, sinto muito – respondeu Elcio já um pouco impaciente.
O interfone da casa 66 atende.
– Pois não!
– Seo Ronnie?
– Positivo!
– O senhor Elvio está aqui na portaria e deseja visitá-lo. Posso autorizar a entrada?
– Positivo!
– Pois não, seo Ronnie! Já vou autorizar! Boa tarde!
O porteiro desliga a chamada do interfone para a casa 66 e o direciona novamente para o dispositivo ao lado do carro de Elcio.
– Seo Celso? O seo Roni autorizou a sua entrada. O senhor sabe chegar lá? Seguindo reto, até a casa 36, que é a do seo Carlos, o senhor vira bem, mas bem à direita … não siga pelo centro nem pegue à esquerda ali porque senão erra o caminho. Quando se encontra no condomínio, o seo Carlos está sempre na varanda mexendo no celular dele e mandando mensagens … como fala mesmo? Tuíte … tuitando …
– Eu sei chegar lá na casa 66! Melhor JÁ IR abrindo esse portão … – irritou-se Elcio.
– O que o senhor disse? Seo JAIR? O senhor também vai falar com o seo Jair? Então espera um minutinho que eu vou interfonar na casa do seo Jair, a 58, para ver se ele está …
Imediatamente o porteiro desliga a comunicação com Elcio e aciona o interfone da casa 58. O motorista, nervoso, pensa em buzinar ou sair do carro e dar alguns passos até a guarita para reclamar do porteiro, mas permanece dentro do veículo já que não quer chamar mais atenção e criar um incidente a ser registrado nas câmeras. Aguarda alguns segundos ansioso e passa a apertar o botão do interfone da portaria insistentemente. O porteiro demora um minuto para atender e se explica:
– Seo Elvio, me desculpe a espera … liguei na casa do seo Jair, mas ele está viajando … tá lá pra Brasília …
– Meu AMIGO! NÃO vou falar com o Jair … VOU visitar o RONNIE, da CASA 66! Me abra essa porra de portão do caralho, POR FAVOR!
– Ô, seo Lécio, me perdoe … entendi errado … o interfone tá com um chiado e às vezes me confundo. Já estou abrindo, uma boa tarde para o senhor!
– Pra você também! Passar bem!
Elcio fecha o vidro elétrico, engata a marcha, acelera e entra no condomínio sem não antes pensar em voz alta: “Meu Deus do céu! Que porteiro babaca! Aonde esse país vai parar? Deus acima de tudo está vendo que o Brasil precisa de alguém com mão firme acima de todos! Deixa pra lá, não vou me esquentar … hoje é noite de caçar hienas!”
Gustavo Junqueira / Jornalista